Mais de 2,6 mil pessoas aguardam por transplante de órgãos no Espírito Santo
O Espírito Santo tem atualmente 2.654 pessoas na fila de espera por um transplante de órgão ou tecido, segundo dados da Central Estadual de Transplantes (CET-ES). A maior demanda é por córneas, com 1.518 pacientes cadastrados, seguida por rins (1.089), fígado (40) e coração (sete). O número chama atenção em meio a mais uma captação […]

O Espírito Santo tem atualmente 2.654 pessoas na fila de espera por um transplante de órgão ou tecido, segundo dados da Central Estadual de Transplantes (CET-ES). A maior demanda é por córneas, com 1.518 pacientes cadastrados, seguida por rins (1.089), fígado (40) e coração (sete).
O número chama atenção em meio a mais uma captação múltipla de órgãos realizada no último domingo (17), no Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória. Em parceria com a Central de Transplantes, foram captados dois pares de córneas, um rim e um fígado, beneficiando diretamente cinco pessoas que estavam na fila de espera.
A presidente da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HEC, Edneia Kuhn, destacou a importância da doação.
“Sabemos o quanto isso representa para quem está na fila de espera e para as famílias que, em um momento de dor, fazem esse gesto tão generoso. A decisão pela doação é resultado de um trabalho pautado na transparência, no acolhimento e na confiança na equipe”, afirmou.
A captação mobilizou profissionais do hospital e da CET-ES, que atuaram para garantir o processo com cuidado, respeito e agilidade, assegurando que os órgãos chegassem em condições adequadas aos receptores.